quinta-feira, 24 de abril de 2008

Traição



Quando se fala em traição a primeira coisa que vem a cabeça das pessoas é um homem ou uma mulher traindo um ao outro. É a lógica, mas esta não é a única forma de traição.
Imagine um amigo no qual você confia e que nas suas costas fala de você como se não valesse nada. Ou um pai que trai o filho fazendo promessas que sabe não poder cumprir.
A traição para o que é traído apresenta três fases:
1º- Descoberta
2º- Revolta
3º- Aceitação ou desligamento
A descoberta é muito dolorosa pois é uma surpresa extrema ou um ponto em que não se pode mais mentir para si mesmo pois a verdade está na sua frente.
A revolta é um passo muito normal visto que ninguém espera ser traído em qualquer tipo de relação.
aceitação depende muito da pessoa: estou disposto a perdoar? Além de perdoar tentar esquecer?
Respondendo a estas duas perguntas pode ocorrer o desligamento pois alguns não conseguem entender como depois de se doarem em uma relação puderam ter todas suas expectativas colocadas no "lixo".
Agora vamos tentar ver o lado do traídor (todos nós já traímos alguém), sei que é difícil aceitar mas como disse anteriormente mesmo aqueles que não traíram um amado, já o fizeram com um amigo ou familiar.
O traidor, na hora do seu "ato falho", nem percebe o que esta fazendo, mas para alguns logo depois a consciência "joga uma bomba na cabeça", e a culpa os toma fazendo de suas vidas um inferno até que assumam sua responsabilidade frente a situação. Porém outros, fingem nem perceber que suas atitudes podem magoar profundamente alguém.
Então digo: Se forem traídos avaliem com cuidado se aquela pessoa merece o perdão e se forem os traidores coloquem "a mão na consciência" e abram o jogo.




2 comentários:

Marcos Leivas disse...

Te mete, hein? Virou uma escritora-psicóloga essa guria! hehe :) Belo texto! Nada mais corriqueiro na sociedade de hoje em dia, triste mas real...

Beijo!

Anônimo disse...

Se tu ver isso antes de viajar, por favor me traz os dvds do Lost (3ª), do Dawson's creek (5ª) e o filme "10 coisas que eu odeio em vc". Eu não vo tá em Lajeado, mas dexa na tua casa que na outra semana eu pego..... POR FAVOR NÃO ESQUECE!!!!!!!!!!

Bjão

Isma